BC lançou ferramenta para clientes receberem valores “esquecidos” em contas bancárias antigas
O Banco Central lançou no dia 24 de janeiro o “Valores a Receber”, serviço que possibilitará que pessoas físicas e jurídicas consultem se têm algum dinheiro “esquecido” em instituições financeiras.
O serviço que permite resgatar dinheiro “esquecido” foi suspenso temporariamente devido ao alto volume de acessos. Ele deve voltar a funcionar somente no dia 14 de fevereiro, de acordo com o BC.
Um levantamento feito em 2021 mostrou que clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões para receber dos bancos. De acordo com o BC, muitos não sabem ou não se lembram desses valores, recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas e/ou encerradas.
Tudo sobre o “Valores a Receber”
Como saber se você tem valores a receber
Para descobrir se você tem algum dinheiro “esquecido” por aí, basta acessar o site do Banco Central. Entre na seção “Minha Vida Financeira”, clique em “Valores a Receber” e, em seguida, em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.
Depois, vá para “Iniciar Consulta”, insira o número do seu CPF e aguarde o sistema dizer se você tem ou não valores a receber.
Caso tenha, o próximo passo é utilizar o portal Registrato, dentro do próprio Banco Central, para consultar quais são os valores e em qual instituição eles estão.
Como acessar o Registrato
Se você já possui cadastro no sistema Registrato, é só colocar login e senha para entrar. Se não tiver, será preciso criar.
Primeiro, preencha todos os campos informando seus dados pessoais. Em seguida, pegue a frase de segurança gerada pelo serviço, acesse o site de seu banco, busque pela aba “Registrato” e cole a frase para validá-la.
Agora, volte ao site do BC para finalizar o cadastro e receber os valores.
Como receber o dinheiro
Com login e senha prontos, acesse o Registrato novamente e vá em “Valores a Receber”. Se houver um aviso “Solicite aqui”, basta clicar e pedir a devolução do dinheiro, o que poderá ser feito diretamente em sua conta bancária (via Pix, TED ou DOC) em até 12 dias úteis.
Se o aviso não aparecer, o cliente deverá entrar em contato com a instituição bancária para combinar a devolução.
Sistema fora do ar
Desde a noite de segunda (24), quando o lançamento foi anunciado, a ferramenta apresentou instabilidades e se manteve fora do ar para alguns usuários.
“O sistema de Valores a Receber registrou demanda acima da esperada, mas já estamos ajustando a capacidade de atendimento”, explicou o Banco Central, sem determinar um prazo para a normalização do serviço.