25/05/2022

Valores a Receber: Como saber se você tem dinheiro para resgatar dos bancos

BC lançou ferramenta para clientes receberem valores “esquecidos” em contas bancárias antigas

O Banco Central lançou no dia 24 de janeiro o “Valores a Receber”, serviço que possibilitará que pessoas físicas e jurídicas consultem se têm algum dinheiro “esquecido” em instituições financeiras.

O serviço que permite resgatar dinheiro “esquecido” foi suspenso temporariamente devido ao alto volume de acessos. Ele deve voltar a funcionar somente no dia 14 de fevereiro, de acordo com o BC.

Um levantamento feito em 2021 mostrou que clientes tinham cerca de R$ 8 bilhões para receber dos bancos. De acordo com o BC, muitos não sabem ou não se lembram desses valores, recursos de cobranças indevidas ou remanescentes de contas antigas e/ou encerradas.

Tudo sobre o “Valores a Receber”

Como saber se você tem valores a receber

Para descobrir se você tem algum dinheiro “esquecido” por aí, basta acessar o site do Banco Central. Entre na seção “Minha Vida Financeira”, clique em “Valores a Receber” e, em seguida, em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.

Depois, vá para “Iniciar Consulta”, insira o número do seu CPF e aguarde o sistema dizer se você tem ou não valores a receber.

Caso tenha, o próximo passo é utilizar o portal Registrato, dentro do próprio Banco Central, para consultar quais são os valores e em qual instituição eles estão.

 

Como acessar o Registrato

Se você já possui cadastro no sistema Registrato, é só colocar login e senha para entrar. Se não tiver, será preciso criar.

Primeiro, preencha todos os campos informando seus dados pessoais. Em seguida, pegue a frase de segurança gerada pelo serviço, acesse o site de seu banco, busque pela aba “Registrato” e cole a frase para validá-la.

Agora, volte ao site do BC para finalizar o cadastro e receber os valores.

 

Como receber o dinheiro

Com login e senha prontos, acesse o Registrato novamente e vá em “Valores a Receber”. Se houver um aviso “Solicite aqui”, basta clicar e pedir a devolução do dinheiro, o que poderá ser feito diretamente em sua conta bancária (via Pix, TED ou DOC) em até 12 dias úteis.

Se o aviso não aparecer, o cliente deverá entrar em contato com a instituição bancária para combinar a devolução.

 

Sistema fora do ar

Desde a noite de segunda (24), quando o lançamento foi anunciado, a ferramenta apresentou instabilidades e se manteve fora do ar para alguns usuários.

“O sistema de Valores a Receber registrou demanda acima da esperada, mas já estamos ajustando a capacidade de atendimento”, explicou o Banco Central, sem determinar um prazo para a normalização do serviço.

 

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
céu limpo
18.6 ° C
18.6 °
18.6 °
78 %
2.9kmh
0 %
qui
24 °
sex
25 °
sáb
27 °
dom
22 °
seg
17 °

Mais populares

X