24/10/2021

Setembro Amarelo: Grupo de Terapia Comunitária Integrativa garante acolhimento a idosos de Costa Rica

Quando os calendários marcam o mês nove, a cor amarela toma conta das cidades do Brasil. Isso porque, desde 2014, a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) se juntou ao CFM (Conselho Federal de Medicina) para idealizar a campanha Setembro Amarelo com o objetivo de prevenir e reduzir a uma questão pouco falada, mas com dados alarmantes: o suicídio.

Engajado em promover ações que garantam acolhimento, a troca de experiências e a valorização da vida, o Município de Costa Rica, através da Secretaria de Saúde, criou o Grupo de Terapia Comunitária Integrativa, na Unidade de Saúde Vale do Amanhecer.

Conforme a terapeuta, Jucimeri Thewes, o grupo é voltado para idosos principalmente em situação de isolamento, que apresentem sintomas de depressão, pouca interação e que não moram com outros familiares. Os encontros são alinhados pelas agentes de saúde junto aos psicólogos das demais Unidades de Saúde e realizados nas sextas-feiras a partir das 9 horas.

O co-terapeuta do grupo, Miguel Ferreira Silva, explica que por conta da pandemia, os encontros são realizados com 10 idosos por vez, de forma escalonada para evitar aglomerações e obedece aos protocolos de biossegurança.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, apesar de ser um assunto delicado por parte da sociedade, a campanha acende a importância de falar sobre o tema, e de ouvir para ajudar a salvar vidas.

“Segundo pesquisas oficiais feitas pela campanha, são registrados cerca de 13 mil casos de suicídio anualmente apenas no Brasil. Quanto mais conhecimentos e informações sobre o assunto, mais rápido será a prevenção, o diagnóstico e tratamento”, reforçou o gestor.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
chuva fraca
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
97 %
3.5kmh
100 %
dom
24 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °

Mais populares

X