04/07/2022

Saúde na Escola realiza palestra com alunos para alertar sobre os riscos da automutilação

No penúltimo dia (21), o Município de Costa Rica, através da Secretaria de Saúde e Programa Saúde na Escola, realizou uma palestra com os alunos da Escola Prof. Adenocre Alexandre de Morais para alertar sobre os riscos da automutilação, uma prática de agredir o próprio corpo, que pode acontecer de diferentes formas.

O tema foi discutido pelas psicólogas Nayna Calazans de Oliveira, da Unidade de Saúde Central, e Jucimeri Thewes, da Unidade de Saúde Vale do Amanhecer, além do acompanhamento da enfermeira, Andressa Borgonha, também da Unidade de Saúde Central.

A automutilação é um distúrbio que tem preocupado profissionais da área da saúde – especialmente psicólogos – pais e professores, devido ao aumento no número de casos registrado entre pré-adolescentes, adolescentes e jovens nos últimos anos.

Lâminas de apontador, compassos, estiletes. Esses simples objetos que fazem parte do material escolar têm sido usados por adolescentes para automutilação, também conhecido por cutting.

Conforme as psicólogas, como muitos deles ocorrem no início da adolescência, a escola precisa estar atenta a esses movimentos entre os alunos para tomar as medidas necessárias.

Em algumas situações, a automutilação pode estar associada à depressão e também pode ter relação com se punir por alguma atitude, raiva ou com a autoestima baixa.

Ainda segundo as psicólogas, se você notar algum destes comportamentos entre pré-adolescentes, adolescentes e jovens, o primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde do seu bairro.

 

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nuvens quebradas
27.2 ° C
27.2 °
27.2 °
42 %
3.6kmh
76 %
seg
25 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
29 °
sex
28 °

Mais populares

X