27/10/2021

Saúde investe em profissionais e aquisição de equipamentos e insumos para combate a pandemia da Covid-19 em 100 dias de Governo em Costa Rica

A gestão municipal chegou aos 100 primeiros dias em 10 de abril de 2021. Com foco no atendimento humanizado, eficaz e eficiente, neste período a Secretaria Municipal de Saúde realizou inúmeras iniciativas e serviços elaborados para minimizar os impactos do COVID-19.

Segundo o gestor da pasta, Jesus Queiróz Baird, visando reforçar o quadro de profissionais na área, a Secretaria de Saúde abriu Processo Seletivo Simplificado de títulos para contratação temporária e excepcional de quatro enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem. Outro destaque importante para a Saúde municipal é a sanção da Lei nº 1.591, com a devida aprovação da Câmara de Vereadores, que concede abono salarial pecuniário de R$ 300 aos servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde, pelos serviços prestados no enfrentamento ao novo coronavírus.

Conforme o secretário, a Saúde municipal está focada no combate à doença reestruturando as unidades de saúde, disponibilizando medicamentos nas unidades estratégicas, sem deixar de lado as outras especialidades de atendimento à atenção básica da saúde. Para o secretário o principal gargalo superado nestes 100 dias foi organizar o contingente de servidores necessários para atuar na linha de frente ao combate a Covid-19.

“A gestão municipal não tem medido esforços administrativos e financeiros para atender a demanda, principalmente diante das adversidades causadas pela pandemia. Graças à parceria com o Governo federal foi possível também a aquisição de cinco respiradores, insumos e medicamentos para reforçar o atendimento de pacientes com Covid-19”, destacou Baird.

Sobre a campanha de vacinação contra Covid, o secretário informou ainda que 4.243 doses de vacina já foram aplicadas, sendo 2.627 pessoas imunizadas com a primeira dose e 1.486 com a segunda.

Baird destaca também a regularização de profissionais farmacêuticos nas Unidades de Saúde e a reorganização da distribuição de medicamentos para melhor atender a população, colocando o município em conformidade com a Lei 13.021/2014. “Os medicamentos estavam armazenados em desacordo com a RDC304/2019. Foi necessário organizar almoxarifados, documentações, fazer a devida separação dos medicamentos para colocar a ‘casa em ordem’ e oferecer o atendimento que a nossa população merece” pontuou o gestor.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, as ações estão em sintonia com o plano de governo. “Embora haja uma autonomia ao secretariado, todos estão seguindo as recomendações e cumprindo as ações do nosso plano de governo, principalmente em cuidar com carinho do atendimento a nossa população”, destacou prefeito.

Confira algumas das ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde:

– Criação da Unidade Sentinela para atender pacientes com suspeita de Covid-19

– Contratação de uma médica infectologista

– Capacitação de todos os profissionais sobre o manuseio e tratamento do Covid-19 com a médica infectologista

– Aquisição de duas ambulâncias semi UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com recursos do FIS (Fundo de Investimento Social).

– Aquisição de 5 respiradores

– Aquisição de 100 unidade de Respiron para pacientes em situação de vulnerabilidade acometidos com de Covid-19

– Aquisição de 2.000 testes de antígeno (teste rápido para Covid-19 com resultado em 15 minutos)

– Aquisição de 400 testes de anticorpos

– Inserção de farmacêuticos em todas as Unidades de Saúde

– Criação do Projeto “Saúde Mais, Insulina Menos”

– Aquisição de 6 geladeiras, uma para cada Unidade de Saúde específica para armazenamento de medicação

– Disposição de suplementação de zinco e vitamina D para os casos suspeitos e positivados de Covid-19

– Ampliada a disponibilidade de recursos para medicamentos de ação judicial

– Psicoterapeuta coletiva com agentes comunitários de saúde

– Aquisição de 50 cilindros de O² de 50 L

– Aquisição de medicamentos que não são pactuados pela farmácia básica para os casos de Covid-19

–  Aquisição de 2 desfibriladores que serão doados para a Fundação Hospitalar

– Aprovação de uma nova Remune (Relação Municipal de Medicamentos)

CAPS

19 ACOLHIMENTOS
192 TRIAGEM DE ENFERMAGEM/ AFERIÇÕES PA
186 CONSULTAS MEDICAS
2 INTERN.ALCOOL E DROGAS PARANAIBA – MS
16 INTERN. COMUNIDADE TERAPEUTICA EM C.R.
20 INTERNAÇÕES NA FHCR AD/TM
100 ATENDIMENTO PSICOLOGA INDIVIDUAL

CONSULTAS DO CEM

322 PEDIATRIA
345 CARDIOLOGIA
216 NEUROLOGIA
238 ORTOPEDIA
351 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
139 PSIQUIATRIA
107 VASCULAR
161 CIRURGIÃO
46 ANESTESISTA
79 GASTROLOGISTA
159 OTORRINOLARINGOLOGIA
199 ENDOCRINOLOGISTA
184 REUMATOLOGISTA
216 UROLOGISTA
134 PRÉ NATAL
134 PSICOLOGIA
30 FONOAUDIOLOGIA
66 FONOAUDIOLOGIA (TRIAGEM AUDITIVA)

EXAMES

4.539 EXAMES LABORATORIAIS MAC
16 MAPA
466 ULTRASSOM – CEM
258 ELETROCARDIOGRAMA

EXAMES LIBERADOS SES

14 AUDIOMETRIA
3 BIOPSIA
2 COLONOSCOPIA
1 DOPPLER
6 ECOCARDIOGRAMA
7 ELETROENCEFALOGRAMA
1 ENDOSCOPIA
1 TOMOGRAFIA – CG
13 ULTRASSON

EXAMES LIBERADOS SMS

5 ANGIOFLUORECIONAGRAFIA
1 CAMPIMETRIA
6 CAMPO VISUAL
3 CINTILOGRAFIA
10 COLONOSCOPIA
1 CURVA DIÁRIA OFTALMOLOGICA
32 DOPPLER
81 ECOCARDIOGRAMA
65 ENDOSCOPIA
1 ENEMA OPACO
1 ESCANOMETRIA ÓSSEA
7 ESTUDO URODINÂMICO
15 HOTTER 24H
104 MAMOGRAFIA FHCR
285 OFTALMO
45 RESSONÂNCIA
7 RETOSSIGMÓIDE
40 TESTE ERGOMÉTRICO
263 TOMOGRAFIA FHCR
1 TOPOGRAFIA
2 ULTRASSON
6 VIDEOLARINGOSCOPIA
6 VIDEONASOFIBROSCOPIA
1 CONSULTA ALERGISTA
1 CONS. NEUROLOGISTA PED.
4 PAM
57 CONS. DERMATOLOGISTA
1 CONS. ORT PEDIATRICO

TRANPORTE

2135 ATENDIMENTO À PACIENTES (QUANTITATIVO DE PESSOAS)
222 VIAGENS
430 AMBULANCIAS/CARROS (QUANTITATIVO DE VEÍCULOS)
374 CONSULTAS CAMPO GRANDE SESAU
ASSITÊNCIA FARMACEUTICA
727.087 MEDICAMENTOS PACTUADO
76.581 MEDICAMENTOS NÃO PACTUADO
22.230 MEDICAMENTOS COMP. ESPECIALIZADO
4.869 MEDICAMENTOS AÇÃO JUDICIAL
258.480 MEDICAMENTO CONTROLADO

 

ANÁLISE DE 100 DIAS NA GESTÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

Desafios a vencer são muitos. Estamos focado no combate ao coronavírus. Reestruturando as unidades de saúde, reforçando o quadro de pessoal devido à grande procura por atendimento. Enquanto não houver uma retração da incidência de contaminação pela covid-19 temos que manter essa linha emergencial até a completa vacinação da população e disponibilizando medicamentos nas unidades estratégicas, sem deixar de lado as outras especialidades de atendimento à atenção básica da saúde e uma melhor assistência. Os profissionais estão trabalhando além da sua capacidade normal de atuação.

O principal gargalo superado nestes 100 dias foi organizar o contingente de servidores necessários para atuar na linha de frente ao combate a covid-19, superar dificuldades operacionais por conta da falta de medicamentos nos laboratórios, aparelhagem e outros que, exigem atenção especial 24 horas de um secretário para manter o equilíbrio e garantir o pronto atendimento de todos os casos.

Ao longo do período, a Secretaria de Saúde teve uma boa atuação nestes 100 dias. A secretária que me antecedeu não deixou de fazer uma atuação presente e eficiente, pode ter errado em parte o foco, mas fez o que era necessário e prioritário naquele momento. Deu o melhor si em benefício da coletividade, precisamos reconhecer o seu trabalho, justifica Baird.

A meta da Secretaria de Saúde agora é manter a vigilância acima das ocorrências da pandemia e fazer um atendimento mais eficaz nos outros segmentos de tratamento de saúde de forma mais satisfatória para a população costarriquense, fazendo o alinhamento humanizado entre poder público, a exemplo, Executivo, Legislativo, Fundação Hospitalar, Conselhos Municipais, entidades de classe, profissionais da saúde e os cidadãos. Todos que tratam e cuidam da saúde do povo de Costa Rica estão imbuídos de cumprir essa missão. A responsabilidade é de todos nós. O mundo está doente diante de uma pandemia ceifando milhares de vidas e nós temos que fazer o melhor da nossa parte.

É momento de deixar de lado qualquer crise política ou de entidade administrativa e focar num objetivo comum que é levar o bem-estar para a comunidade de Costa Rica. Esse é o objetivo maior do Executivo no setor de saúde. O prefeito tem demonstrado muito interesse, atenção e sensibilidade nesse momento de dificuldade em que todos nós estamos atravessando.

Não está medindo esforços administrativos e nem financeiros, disponibilizando recursos necessários que o município precisa e é permitido gastar. Não contribui em nada, as pessoas irem num posto de saúde e não receber no mínimo um tratamento respeitoso que vai contribuir grandemente nas questões de melhora da saúde e de aspectos psicológicos das pessoas. Enfim, humanizar a saúde de Costa Rica e ter eficiência nos atendimentos vai fazer a diferença.

Pediu a contribuição da sociedade para que cumpra rigorosamente em dia, as medidas de biossegurança implementadas pelas autoridades para diminuir o contágio e a propagação da covid-19, para que tenhamos um caminhar mais tranquilo e que não venha trazer desalento e incertezas para nossas famílias. Não é hora de festas, reuniões e qualquer tipo de aglomeração. Vamos manter o distanciamento, o isolamento social, precisamos cuidar uns dos outros.

A vacina está chegando, de forma lenta e escalonada para grupos prioritários, mas mesmo assim, o cidadão não precisa entrar em desespero e nem tumultuar as unidades de saúde em busca de informações, utilizaremos o site oficial do Município, rádios e as redes sociais para divulgar às faixas etárias que estarão disponíveis para serem vacinadas. Ninguém vai ficar sem vacinar, aguarde que no momento certo, a vacina vai chegar até você. Estamos cumprindo rigorosamente o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Mesmo atravessando momentos difíceis devemos ter força e ser capazes de manter a fé viva, pois será ela que nos ajudará a ultrapassar essas dificuldades, e, nunca se deixe levar pelo desânimo ou desespero. Manter o espírito positivo e focado na luta é difícil, mas no final compensa. Seja paciente e persistente, principalmente na sua fé, pois ela levanta você quando nada mais consegue. Deus está sempre conosco, lutando e cuidando de nós, apenas temos que acreditar e confiar na Sua vontade, finaliza.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
28.6 ° C
28.6 °
28.6 °
55 %
3kmh
100 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
29 °
sáb
28 °
dom
21 °

Mais populares

X