28/10/2021

Rede Municipal de Ensino de Costa Rica retoma aulas no sistema híbrido a partir de 19 de julho

O Município de Costa Rica, por meio da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), definiu nesta terça-feira, 13 de julho de 2021, a retomada das aulas presenciais da REME (Rede Municipal de Ensino) em sistema híbrido, ou seja, com revezamento de alunos, a partir da próxima segunda-feira dia (19). O Decreto nº 4.775, que dispõe sobre a volta das aulas foi publicado na edição 2.936 do Diário Oficial do Município.

O decreto leva em consideração os protocolos do PROSSEGUIR (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que orienta o uso de todas as precauções e a utilização de Planos de Biossegurança, quando envolve a presença coletiva de pessoas, visando a prevenção e o combate a COVID-19.

A retomada das aulas presenciais na Rede Pública de Ensino do município de Costa Rica, dar-se-á no sistema hibrido, com escalonamento semanal, sendo 50% com aulas presenciais, e 50% não presencial, consistindo em atividades programadas.

Para as aulas presenciais será respeitado estritamente o distanciamento obrigatório de 1 metro entre as carteiras e assentos nas salas de aula. O modelo de escolarização não presencial, com alternância semanal, e com atividades programadas, dar-se-á com a participação de 50%, dos alunos de cada sala de aula, que irão desenvolver o aprendizado em casa.

O prefeito Cleverson Alves dos Santos salientou que a decisão levou em conta a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em todos os trabalhadores da Educação, além de taxas que apontam redução do número de pessoas contaminadas e casos positivos da doença.

“Todas as Escolas e Centros de Educação Infantil estão devidamente equipadas para esta retomada das aulas de forma escalonada, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Queremos um retorno seguro e de qualidade para os nossos alunos e profissionais”, reforçou o prefeito.

A secretária de Educação, professora Maria Barbosa, explicou que as normativas para o retorno também serão divulgadas e adiantou que os pais e/ou responsáveis poderão optar em manter o estudante no ensino remoto.

“Desde o início do ano nós trabalhamos e realizamos capacitações com os planos de ação de cada unidade escolar, para que os protocolos sanitários sejam bem respeitados. Os pais dos alunos e/ou responsáveis legais que optarem por manter o aluno estudando em casa se responsabilizarão para que as atividades sejam cumpridas, haja vista que os professores cumprirão a carga horária integral de forma presencial nas instituições”, explicou a secretária.

As aulas e demais atividades presenciais estavam suspensas no âmbito da Rede Pública de Ensino do município de Costa Rica desde 15 de maio de 2020, nos termos do Decreto nº 4.665, combinado com o Decreto nº 4,732, de 24 de fevereiro de 2021.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
céu limpo
19.4 ° C
19.4 °
19.4 °
96 %
2.4kmh
5 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
25 °
seg
26 °

Mais populares

X