17/10/2021

Dia de Campo conscientiza sobre importância da produção de hortaliças sem agrotóxicos para consumo na merenda escolar

Nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2021, o Município de Costa Rica, através da Secretária de Agricultura e Desenvolvimento em parceria com o SEBRAE/MS por meio do programa Cidade Empreendedora realizou o Dia de Campo “Preparo de Insumos” para Horticultores.

A iniciativa teve como objetivo levar experiência para reduzir ao máximo à aplicação de agrotóxicos, criando alternativas como a utilização de plantas naturais no controle de pragas, além de levar mais tecnologia, produtividade e conhecimento para o produtor rural, visando à redução de custos e o aumento da rentabilidade, melhorando a produção de alimentos em Costa Rica para atender as escolas da rede municipal de ensino e outras.

Ministrado pelo engenheiro agrônomo Élio Kokehara, consultor técnico do Sebrae/MS, o evento aconteceu na horta do Geraldo Cardoso e contou com a presença do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos; do vice-prefeito, Roni Cota; da secretária municipal de Agricultura, Suelen Guimaraes Furquim, o subsecretário, Fernando Barbosa Martins, do técnico da AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Altair Luiz da Silva; do técnico da SEMAD Marcos Istets Piergentile Júnior, além de pequenos produtores rurais.

No encontro, os produtores aprenderam técnicas sustentáveis de fertilização e de combate às pragas, como o uso do Composto Bokashi, um fertilizante orgânico; e a Calda Viçosa, fungicida que destrói ou inibe a ação dos fungos que atacam as plantas, além de orientações para melhorar seu planejamento de cultivo.

Fotos: Silvestre de Castro – Divulgação/Assecom-PMCR. Silvestre de Castro – Angela Bezerra / Assecom/PMCR

Conforme o vice-prefeito, a intenção é que o grupo possa produzir o ano inteiro uma quantidade variada de alimentos de qualidade, para atender à demanda de compras públicas do município. A Prefeitura de Costa Rica irá utilizar os produtos na merenda escolar, conforme previsto no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escola).

“Uma das principais bandeiras do nosso governo é incentivar e apoiar o pequeno produtor. A pandemia da Covid-19 travou nossas ações e com apenas um aporte financeiro de R$ 500 mil aprovado pela Câmara demos o ponta pé inicial. Nós queremos expandir e precisamos dessa união de vocês, do interesse em aperfeiçoar e melhorar o conhecimento para aumentar a produtividade de Costa Rica e a rentabilidade do produtor rural”, comentou o vice-prefeito.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
18.1 ° C
18.1 °
18.1 °
89 %
1.6kmh
100 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
17 °

Mais populares

X