18/10/2021

Costa Rica terá apoio do Procon Estadual para solucionar endividamento de consumidores

Haverá capacitação de pessoal para orientação dos consumidores e distribuição de cartilhas

Com o objetivo de orientar e buscar soluções para consumidores com endividamento e superendividamento, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, vai reforçar os trabalhos do órgão em Costa Rica. Para firmar esta parceria, através do Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado) no último dia 23 de junho de 2021, o coordenador do Procon de Costa Rica, Walder de Freitas, esteve reunido com o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

Na oportunidade, o coordenador obteve do superintendente a afirmação de que será dado todo o respaldo possível, o que poderá ocorrer, também, em relação a outros Procons no Estado, em auxílio aos consumidores que, via de regra, não têm encontrado saída, vendo suas demandas agravadas levando-se em consideração que a pandemia causada pela Covid-19, que entre outras coisas, tem reduzido ou retirado as possibilidades de rendimentos dos trabalhadores.

“Com a constatação do endividamento e superendividamento de consumidores costarriquenses, fomos em busca de firmar essa parceria com o Procon Estadual visando o apoio no encaminhamento de soluções”, destacou Walter.

O Procon Estadual deverá promover, além de capacitação de pessoal para orientação dos consumidores, a liberação de cartilhas contendo o passo a passo para cada situação após a constatação de endividamento ou superendividamento, de forma que o consumidor possa se programar para superar o problema e planejar suas despesas evitando, assim, retornar ao rol dos que não conseguem quitar seus compromissos.

 

Nupaces

Endividamento e superendividamento de consumidores vem se tornando preocupação e dificultando cada vez mais a vida de um elevado número de consumidores em todas as regiões do País e em Mato Grosso do Sul não é diferente.

O encaminhamento de soluções para esse problema por meio de orientações às pessoas que, de alguma forma, deixaram de ter o controle de sua situação financeira é constante no Procon/MS, órgão integrante da Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Nesse sentido foi criado, na estrutura do Procon Estadual, o Nupaces (Núcleo de Atendimento ao Consumidor Endividado/Superendividado) cujo número de pessoas atendidas, aproximadamente 1.500, que tiveram suas demandas e caminhadas e solucionadas na sua maioria, é bastante significativo. Diante da experiência já adquirida, o órgão estadual de defesa do consumidor vem repassando a similares nos municípios a forma de orientar as pessoas envolvidas nesse tipo de problema.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
20.7 ° C
20.7 °
20.7 °
87 %
1.9kmh
92 %
seg
24 °
ter
22 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
27 °

Mais populares

X