18/10/2021

Costa Rica faz a festa no Laertão na entrega da taça de Campeão; Título inédito do Estadual de Futebol 2021

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série A 2021 chegou ao fim. No último domingo dia 23 de maio de 2021, na décima e última rodada do hexagonal final, o campeão CREC – Costa Rica Esporte Clube fez a festa em casa durante a entrega do troféu. Com a bola rolando, a equipe encerrou sua participação no Estadual com vitória, ao bater o União/ABC por 2 a 0. Na capital, o Dourados venceu o Operário por 4 a 2 e ficou com o vice-campeonato. O Costa Rica teve aporte financeiro de R$ 680 mil do Município gestão do prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) e vice Roni Cota (PSDB) 2021/2024 para a disputa do Estadual 2021, aprovado pela Câmara de Vereadores e a competição teve como fomentador, também o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

No Estádio Municipal Laerte Pais Coelho (Laertão), além de muita comemoração dos jogadores, comissão técnica e membros da diretoria do Costa Rica, a seriedade em campo também marcou presença. O campeão estadual inédito resolveu a partida logo no primeiro tempo, sem grandes dificuldades. Cromado, aos 14 e Douglas Alemão, aos 21, marcaram os gols do triunfo diante do Tricolor da Vila Progresso.

Silvestre de Castro – ASSECOM/PMCR. Fotos: Gustavo Pelicano – ASSECOM/PMCR

A Cobra do Norte fecha a competição com a melhor campanha nas duas fases, com apenas uma derrota, defesa menos vazada (seis gols sofridos), além de dividir o melhor ataque com o Operário, com 35 gols. Para alcançar as vitórias, o time costarriquense contou especialmente com o atacante Joãozinho, artilheiro isolado com 15 gols e goleador recordista nesta temporada brasileira, entre todos os campeonatos estaduais e regionais. Dentro de casa, a equipe do Norte de MS não perdeu: de nove partidas, venceu oito e empatou uma.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos, “começamos a semana com três grandes conquistas para a Costa Rica: o título inédito de Campeão estadual, a Caixa Econômica Federal e muita chuva para molhar nossa terra”.

“O esporte gera inclusão social, eu cito o Joãozinho como exemplo. O craque do nosso time que é um ídolo no estado inteiro. É um jovem de cor negra e no esporte não tem exclusão e nem raça. O esporte gera inclusão social e saúde. O que fazemos pelo esporte não é custo é investimento porque quanto mais investir no esporte menos pessoas vão parar nos hospitais da nossa cidade. Além disso o esporte gera oportunidades, essa que demos aos nossos jovens atletas locais, que compuseram quase metade do elenco do CREC e essa simbiose, de trazer o corpo da nossa cidade com jogadores que vieram de fora deu muito certo e aí o resultado não podia ser outro, Costa Rica campeão estadual de 2001. O ano que vem temos quatro competições para disputar, Copa Verde, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e o Campeonato Estadual do MS. E mais uma vez, o esporte vai levar o nome de Costa Rica em todos os cantos do Brasil. Por isso, é sempre salutar investir no esporte e nós investiremos não só no futebol mas em outras modalidades esportivas praticadas na nossa cidade e por fim, desejo uma boa Festa a todos. Que Deus continue nos ajudando”, concluiu o prefeito Cleverson.

Silvestre de Castro – ASSECOM/PMCR. Fotos: Gustavo Pelicano – ASSECOM/PMCR

A solenidade de entrega da taça contou com a participação especial do diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, que parabenizou a campanha do Costa Rica. “É um campeão com mérito, com uma trajetória brilhante dentro da competição e com futebol bem jogado. Sem dúvidas, é sempre muito bom ter um campeão inédito, aumentando a competitividade e quem ganha é o campeonato. Esse título é resultado de todo um trabalho administrativo sério da diretoria”.

“É um prazer muito grande estar com vocês nesse momento tão importante e histórico de Costa Rica. Eu queria saudar a todos a esses guerreiros que tocam o futebol aqui no Estado e pegar como exemplo esse trabalho brilhante que é feito pelo Costa Rica que tem o apoio incondicional da prefeitura. Agradecer, Averaldo Barbosa, à Câmara de Vereadores pelo apoio que tem dado à gestão do prefeito Cleverson Alves e Roni Cota no sentido de viabilizar projetos importantes como esse, que gera inclusão social, fomento da economia. Eu queria saudar os nossos colegas do ABC que também é um exemplo de gestão e a todos por esse momento tão importante. Conte com o governo do Estado. Reinaldo Azambuja mandou que eu trouxesse um abraço a todos e reforçar o compromisso de apoio à Costa Rica e ao esporte dessa cidade maravilhosa. Parabéns a todos!”, destaca Marcelo Miranda da Fundesporte.

Averaldo Barbosa, presidente da Câmara de Vereadores: “Eu quero inicialmente dar os parabéns a todos os nossos queridos jogadores que tanto batalharam. Fez uma retrospectiva para dizer para todos e a população que o primeiro projeto que a Câmara Municipal de Costa Rica aprovou em 2021 foi o repasse para o CREC, porque o Legislativo sempre acreditou que o CREC um dia seria campeão. O nosso agradecimento a todos os colegas vereadores foi na votação unânime onde nós pudemos fazer com que o CREC participasse do campeonato, ainda estávamos de recesso. Votamos e liberamos o recurso para essa finalidade. O CREC é uma entidade particular e sem o recurso do Município não tinha onde ir. Foi graças ao empenho e a vontade do prefeito Cleverson Alves e da Câmara Municipal por todos os vereadores. Fez referência ao saudoso Antônio Rodrigues que sucumbiu devido à Covid-19 como forma de homenageá-lo naquele momento, um amante do esporte. Deixou o seu muito obrigado a todos jogadores de Costa Rica e de outras regiões por ter permitido com que fizessem essa festa, que continuem sempre com a missão sempre correndo atrás dos seus sonhos. Costa Rica a partir de agora passa a constar no cenário nacional do esporte no futebol brasileiro. Fez referência a Luís Yamashita que acreditou que um dia poderíamos ser campeões estaduais. E isso aconteceu, por fim, deixou o seu muito obrigado a todos”.

Com o resultado positivo, Costa Rica, agora líder na elite do futebol sul-mato-grossense pode disputar em 2022 competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro – Série D, Copa do Brasil e Copa Verde, além do próprio campeonato sul-mato-grossense de 2022.

Confira abaixo a classificação final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2021:

 

Classificação P J V E D GP GC SG
1 – Costa Rica EC 25 10 8 1 1 21 4 17
2 – Dourados AC 20 10 6 2 2 14 9 5
3 – Operário FC 17 10 5 2 3 16 14 2
4 – Aquidauanense FC 10 10 3 1 6 12 12 0
5 – EC Comercial 9 10 2 3 5 10 17 -7
6 – CE União/ABC 4 10 1 1 8 7 24 -17

Legenda: P – pontos ganhos; J – jogos disputados; V – vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols

 

HISTÓRIA

Silvestre de Castro – ASSECOM/PMCR. Fotos: Gustavo Pelicano – ASSECOM/PMCR

O Costa Rica Esporte Clube, também conhecido como CREC, ou Cobra do Norte, é um clube de futebol brasileiro, localizado na cidade de Costa Rica, no estado de Mato Grosso do Sul. Fundado no dia 2 de dezembro de 2004, é um dos clubes mais jovens do estado, e possui uma das melhores estruturas da região.

Suas cores do uniforme são azul e branco e seu mascote é a Cobra.

O CREC subiu para a primeira divisão do estadual em 2007, e teve como melhor colocação um terceiro lugar.

Agora EM 2021 é Campeão do Sul-Mato-Grossense pela primeira vez.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
17.9 ° C
17.9 °
17.9 °
96 %
1.3kmh
100 %
seg
24 °
ter
22 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
24 °

Mais populares

X