24/10/2021

Costa Rica divulga roteiro de varrição dos bairros da cidade por setores

Limpeza urbana é um serviço essencial e faz parte do conjunto de ações do chamado saneamento básico. Manter uma cidade limpa, com condições de conservação e higiene tem impactos positivos para a qualidade de vida das pessoas. “Cidade limpa não é a que se varre mais, mas a que se suja menos. Partindo desse princípio, o serviço de varrição trabalha junto com a população de Costa Rica por uma cidade melhor para todos”. É o que destaca o Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Artur Delgado Baird, da pasta responsável pela prestação do serviço de Limpeza da cidade.

Silvestre de Castro – Assecom-PMCR. Fotos: Arquivo. Divulgação.

A varrição manual ou mecanizada mantém vias e logradouros públicos limpos no dia a dia. Na feira livre no Mercado do Produtor Rural, é feita ainda lavagem e desinfecção do local antes do seu funcionamento e após o encerramento das atividades e são observadas, também, todas as medidas de biossegurança para combater a Covid-19.

Para o prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) e seu vice, Roni Costa (PSDB) que atuam em gabinete compartilhado, “o serviço de varrição é um dos mais essenciais em qualquer lugar. O gari é a figura chave da varrição. São esses homens e mulheres que diariamente, juntos com a população, garantem ruas e calçadas limpas, para todos terem uma cidade mais gostosa para se morar”, justifica.

A varrição de ruas na cidade de Costa Rica é realizada semanalmente em dias alternados na parte central da cidade, bem como nas avenidas e outras vias públicas principais de alguns bairros, onde existe concentração de estabelecimentos comerciais, começando sempre às 5h da manhã.

As ferramentas de trabalho das equipes, um carrinho para cada duas pessoas, enxadas, pás, vassouras e vassourão e conta ainda, com o auxílio de limpeza mecanizada com vassoura recolhedora, um equipamento acoplado à uma mini carregadeira bobcat que executa com rapidez a varrição de pátios, estacionamentos, ruas e demais logradouros públicos.

Nas demais áreas, a varrição é feita na forma de mutirão por garis, sendo 15 trabalhadores dos gêneros masculino e feminino, sendo de forma escalonada por determinado número de bairros, onde a sequência e prioridade de execução é estabelecida pelo encarregado do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Anderson Rosa, a partir de uma avaliação da situação em cada bairro, bem como de solicitações da população e em atendimento às orientações da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, a qual o departamento está vinculado.

ROTEIRO DE VARRIÇÃO DE TODOS OS BAIRROS POR SETOR

SETOR 01 – Flor do Campo II, Flor do Cerrado, Desm. Imbirussu e Jd. Imbirussu.

SETOR 02 – Flor do Campo, Jd. Afonso II, Jd. dos Pássaros, Jd. Afonso III, Jd. Afonso I, Jd. Eldorado II, Desm. Santa Luzia e Pq. Industrial.

SETOR 03 – Vale do Amanhecer, Jd. Che Roga Mi, Sonho Meu V, Res. Sonho Meu V, Sonho Meu IV A, Sonho Meu IV B, Vila Rica, Estádio, Clube e Posto.

SETOR 04 – Jd. Eldorado, restante Clube do Laço, Pq. Industrial III, Pq. Industrial II, Loteamento Barbosa.

SETOR 05 – A partir da R. João Bispo de Carvalho, Flamboyant, Sonho Meu II, Novo Sonho Meu II, Novo Sonho Meu III e Jd. Brasil.

SETOR 06 – Jd. Alvorada IV, Jd. Alvorada III, Vila Alvorada, Jd. Alvorada II e Vila Moreira.

SETOR 07 – Jd. Liberdade, Jd. Canaã I e II, Jd. Sucuriú (Cohab), Jd. Planalto, Jd. Alvorada I, Res. Figueira, Loteamento Nogueira, Jd. Aymoré II e Vila Nunes.

SETOR 08 – Res. JK e Jd. Aymoré.

SETOR 09 – Vila Santana, Res. Santana II, Loteamento Ramez Tebet, Res. Sonho Meu III, Novo Horizonte e Jd. São Domingos.

SETOR 10 – A partir da Rua Tércio Teixeira Machado, Centro, Loteamento Santa Maria, Jd. das Macaúbas, Jd. Santos Dumont, Loteamento Lolô Paes e Costa Vila.

SETOR 11 – Loteamento Eminassai, Chácara Jd. São Francisco, Jd. Santa Mônica e JD. São Francisco.

SETOR 12 – Res. Cachoeira e Loteamento Parque Sucuriú.

SETOR 13 – Jd. São Luiz, Loteamento Bela Vista, Jd. das Oliveiras, Res. Sonho Meu VI, Res. Jatobás II, Jd. Morada do Sol, Res. Jatobás, Jd. Res. Buenos Aires, Jd. Parque dos Ipês, Res. Ipê Roxo e Res. Buenos Aires II.

Maiores informações sobre o serviço de varrição de vias realizado em Costa Rica, ligue para o telefone: (67) 3247-7070, consulte a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura (SEMTMA) localizada na Avenida João de Barro, 209, no bairro Residencial Bela Vista (próximo a nova ponte) ou na Ouvidoria Municipal através do telefone: 0800 64 771 30 (denúncia).

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
21.1 ° C
21.1 °
21.1 °
75 %
5.1kmh
89 %
dom
24 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
28 °

Mais populares

X