28/10/2021

Contribuinte ganha mais 60 dias para regularizar dívidas atrasadas com o Município de Costa Rica pelo PPI

Foi prorrogado por mais 60 dias o prazo para adesão ao PPI (Programa de Pagamento Incentivado) do exercício financeiro e fiscal atual. O Decreto n°. 4.773, de 1º de julho de 2021, que traz a prorrogação foi publicado no Diário Oficial Online desta quinta-feira (1º).

De acordo com o decreto, o novo prazo vai até 1º de setembro para adesão.  O programa de parcelamento de débitos vai possibilitar que o contribuinte do município de Costa Rica com tributos vencidos – inscritos ou não na dívida ativa – possam negociá-los para quitação integral, à vista, com redução de 70% dos juros, da multa e da correção monetária ou ainda, para pagamento parcelado, em até oito prestações mensais e sucessivas, também, com redução de 60% dos juros, da multa e da correção monetária.

Conforme consta, a adesão ao PPI 2021 fica condicionada ao pagamento do valor integral à vista ou da primeira parcela, de acordo com a modalidade escolhida, que deverá ocorrer em até 15 dias da data do requerimento.

Poderão ser negociados e parcelados débitos de natureza tributária, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, protestados ou não, ajuizados ou a ajuizar, parcelados administrativamente ou judicialmente ou a parcelar, inclusive os decorrentes de falta de recolhimento do imposto declarado, de pessoas físicas e jurídicas, vencidos até a data de 13 de abril de 2021.

“Considerando a situação econômica do nosso país e as dificuldades que todos temos enfrentado em decorrência da pandemia de Covid-19, nossa equipe de Finanças focou nessa lei para que o contribuinte consiga cumprir com obrigação legal. Portanto, o prazo para adesão ao pagamento de dívidas foi ampliado para mais 60 dias. Além disso, o contribuinte tem a facilidade de resolver essa pendência com mais tranquilidade e se programar melhor”, disse o prefeito, Cleverson Alves dos Santos.

O secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho de Oliveira, ressalta que a prorrogação do programa de parcelamento permite que o contribuinte recupere a capacidade de obtenção de crédito. “Com o novo Decreto do prefeito, o contribuinte pode não só parcelar, mas também renegociar parcelamentos anteriores e que, eventualmente, ficaram em atraso. Dessa forma, criamos novas condições para que o cidadão fique em dia com suas contas de uma forma viável, tendo em vista a realidade econômica nesta pandemia”.

Para mais informações, o cidadão deve procurar o Departamento de Cadastro no Paço Municipal de Costa Rica ou tirar dúvidas pelos telefones: (67) 3247-7043 com Averaldo Amorim ou 3247-7097 com Iandra.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
céu limpo
19.9 ° C
19.9 °
19.9 °
85 %
2.2kmh
1 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
25 °
seg
26 °

Mais populares

X