18/10/2021

Cidade Empreendedora: Agentes do Sebrae estão em Costa Rica para atender pequenos negócios

Cidade Empreendedora engloba uma série de ações que serão conduzidas em Costa Rica

Em Costa Rica, começou, nesta segunda-feira, 05 de julho de 2021, o primeiro passo do programa Cidade Empreendedora que é a ação “Sebrae na sua empresa”. Com medidas de biossegurança, como o uso de máscaras e álcool em gel, agentes do Sebrae/MS visitam os pequenos negócios da cidade para identificar quais são as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Durante a manhã, antes do início das visitas aos pequenos negócios, as agentes do Sebrae/MS participaram de uma reunião na Sala do Empreendedor, localizada na sede do Paço Municipal, e de um encontro com representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica, com a proposta de esclarecer como que o trabalho irá ser conduzido.

De acordo com Viviane Matos dos Santos, analista técnica do Sebrae/MS, responsável pelo atendimento em todo o Estado, a ideia é oferecer suporte ao empreendedor. “Vamos levar orientação técnica na área de gestão empresarial para os pequenos negócios, além de aconselhamentos voltados para a gestão financeira, marketing digital e vendas. Tudo isso de forma gratuita”, enfatizou a analista.

Segundo Viviane, de maneira geral, a principal necessidade do empresário hoje, no contexto de pandemia, é alavancar as vendas e saber se comunicar com o consumidor no meio digital. “Nesse momento o empresário precisa vender, encontrar caminhos para aumentar a receita e o fluxo de caixa, além de aderir ao marketing digital e o Sebrae vai levar esse conhecimento para ele”, pontuou.

A abordagem porta a porta vai ser feita pelos agentes do Sebrae/MS durante a execução do Cidade Empreendedora no município, e a expectativa é que 750 pequenos negócios sejam visitados. Além de levar orientação aos empresários, os agentes também têm a função de mapear a necessidade dos empreendedores. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

 

Sala do Empreendedor

Em Costa Rica, além da ação “Sebrae na sua empresa”, também há a possibilidade de o empresário buscar orientações na Sala do Empreendedor, que fica na Rua Josina Garcia de Melo, nº205, Centro. O espaço atua em parceria com a prefeitura, vem para ajudar o empresário na regularização do empreendimento e é voltado, principalmente, para dar suporte Microempreendedor Individual (MEI). Mais informações podem ser obtidas por meio do número (67) 3247-7188.

 

Cidade Empreendedora

O programa é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal voltada para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Junto com o “Sebrae na sua empresa”, o Cidade Empreendedora engloba uma série de ações que serão conduzidas em Costa Rica a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A estratégia visa alavancar o município por meio do empreendedorismo.

Com a proposta de fomentar o comércio local, a atuação do programa é dividida em duas linhas: uma voltada para o âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Serão feitas ações para desburocratizar processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
20.7 ° C
20.7 °
20.7 °
87 %
1.9kmh
92 %
seg
24 °
ter
22 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
27 °

Mais populares

X