05/07/2022

Avança a criação da Guarda Municipal de Costa Rica

O projeto de criação da Guarda Civil Municipal de Costa Rica está em andamento e os estudos se ampliam. No dia 3 de dezembro de 2021, o prefeito Cleverson Alves dos Santos esteve reunido com o Secretário Especial de Segurança e Defesa de Social de Campo Grande, Valério Azambuja, para conhecer a estrutura da secretaria e funcionamento da Guarda Civil Municipal da Capital.

“Ampliar a oferta de segurança para a população é algo que tratamos desde sempre e a criação da Guarda Municipal será efetivada”, explica o prefeito, que é delegado de Polícia Civil e tem conhecimento de causa em temas aplicados à segurança.

O secretário Valério Azambuja apresentou os números positivos da GCM de Campo Grande e como a corporação se tornou parte importante da segurança da população, principalmente no período crítico da pandemia.

“Nosso efetivo esteve em atuação permanente, mais de 1,2 mil guardas, e a população reconheceu o esforço da GCM”, explicou. Azambuja também apresentou os diversos trâmites para equipar a futura guarda de Costa Rica e como promover os melhores intercâmbios, seja com as forças militares e a Polícia Federal.

O IBGE aponta que 1.081 municípios tem guardas municipais, ou seja, apenas 20% de todas cidades no País. A Guarda Municipal é importante em mediação de conflitos, como problemas entre vizinhos e monitoramento de agressores (patrulha Maria da Penha).

“A Guarda Municipal estruturada pode colaborar no trabalho das forças de segurança, evitando que muitas ocorrências sejam direcionadas à Polícia Militar, que pode ser aplicada em casos mais graves”, ressaltou o prefeito.

Além da criação da Guarda Municipal, o projeto de segurança civil de Costa Rica prevê a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos para coibir delitos e atos infracionais.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
26.1 ° C
26.1 °
26.1 °
32 %
5.1kmh
99 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
32 °

Mais populares

X