05/07/2022

Autoridades de Costa Rica acompanham lançamento do Programa Famílias Fortes

No dia 24 de novembro de 2021, a ministra do MDH (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos), Damares Alves, lançou com apoio do deputado federal Luiz Ovando, o Programa Famílias Fortes em Mato Grosso do Sul. O evento foi realizado na Comunidade Cristã Aliançados Arena, em Campo Grande, e contou com a presença da primeira-dama de Costa Rica, Márcia Alves, representando o prefeito Cleverson Alves, a secretária municipal de Assistência Social, Evair Gomes, o subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes, os vereadores Rosângela Marçal, Rayner Moraes e Lucas Lázaro, além de conselheiras tutelares e assistentes sociais do município.

O programa Famílias Fortes tem o objetivo de gerar bem-estar aos membros da família a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais.

Segundo o governo federal, o programa consiste em “uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar, reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos”.

Fotos: Divulgação Assecom/PMCR. Angela Bezerra – Assecom/PMCR

A ministra também alertou sobre os altos índices de estupro e violência contra crianças, mulheres e idoso e convocou líderes religiosos, gestores municipais, conselheiros tutelares, educadores, empresários e fiéis a abraçarem o programa. “Quero que Mato Grosso do Sul seja o estado com o maior número de acolhimentos”, frisou.

Ainda segundo ela, em iniciativa inédita no país, o governo terá programa de mestrado e doutorado para conselheiros tutelares para abordar tema de políticas públicas da família.

Para a primeira-dama Márcia Alves, o programa estimula ações de acolhimento e convoca toda sociedade para erradicar a violência. “É um programa de suma importância para nossa sociedade e precisa ser abraçado por todos, não só por gestores, mas também por toda comunidade, seja no acolhimento de crianças e adolescentes ou nas ações de combate a violência”, completou a primeira –dama.

A secretária de Assistência Social de Costa Rica, Evair Gomes, também destacou a importância do Famílias Fortes. “Será uma excelente ferramenta para a nossa cidade porque causa um enorme impacto social nas famílias que mais precisam. O programa vai fortalecer nossas ações de prevenção aos problemas ou situações futuras que prejudiquem as famílias, como dependência química, violência doméstica, abuso sexual infantil, entre outros”, concluiu.

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
28 ° C
28 °
28 °
29 %
4.5kmh
99 %
ter
26 °
qua
27 °
qui
31 °
sex
31 °
sáb
32 °

Mais populares

X