18/10/2021

Assistência Social de Costa Rica realiza mais de 3 mil atendimentos e benefícios concedidos ultrapassam R$ 260 mil em 100 dias de Governo

No último sábado, 10 de abril de 2021, o Governo Municipal 2021/2024 – Cleverson Alves dos Santos (PP-11) e vice, Roni Cota (PSDB-45) chegou aos 100 primeiros dias de administração, período marcado por relevantes ações em todas as secretarias e autarquias. A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou mais de 3 mil atendimentos nesse período e concedeu mais de R$ 260 mil em benefícios para famílias em vulnerabilidade social.

De acordo com a gestora da pasta, Evair Gomes Nogueira, a secretaria tem seguido um modelo de gestão participativa com uma equipe estruturada, promovendo o atendimento à população costarriquense de forma humanizada. A gestora explicou que com o corte do Auxílio Emergencial do Governo do Estado, foi necessário reformular as estratégias de atendimento para suprir a demanda.

“Nosso lema é trabalhar em benefício do povo com honestidade e atender as pessoas com respeito e educação”, destacou Evair.

Conforme levantamento apresentado pela Secretaria, em janeiro foram concedidos R$ 63.519,59 de benefícios a famílias em vulnerabilidade social. Em fevereiro R$ 44.875,48 e em março o valor chegou a 152.199,41, um total de R$ 260.594,48 de benefícios concedidos.

Segundo ela, nos próximos meses o volume de ações deve ser ainda maior. “No setor habitacional, por exemplo, teremos cinco frentes de atendimento diferenciadas a partir de junho com lançamento de um pacote habitacional com, 300 moradias.  Oficina das Oportunidades e Rica Trama passarão por reformas completas, e serão reiniciados projetos como Fio de Ouro, Berço da Vida, artesanato em bagaço de cana e bordados” informou a gestora.

Ainda de acordo com ela, a pandemia atrasou a retomada de alguns projetos, como o Florestinha por exemplo.

 

A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações inesperadas, nas quais a sua capacidade de acessar direitos sociais fica comprometida.

 

Essas situações podem estar relacionadas à idade da pessoa, ou quando algum membro da família depende de cuidados especiais, se envolve com drogas ou álcool, perde o emprego, se envolve em situações de violência, os membros da família se distanciam ou quando há algum desastre natural na comunidade e mesmo a pandemia da covid-19 que causou impactos econômicos mais intensos sobre as famílias pobres aumentando o desemprego e a fome, e diminuindo a renda de todos.

 

A Assistência Social oferta serviços para fortalecer as famílias e desenvolver sua autonomia, apoiando-as para que superem eventuais dificuldades e acessem os direitos sociais, evitando o rompimento de laços. Também apoia o fortalecimento da comunidade, incentiva sua mobilização e ainda oferta benefícios e abrigos, garantindo a sobrevivência em momentos críticos.

 

Além disso, trabalha em parceria com outras políticas públicas e encaminha os cidadãos a outros órgãos quando as situações enfrentadas não podem ser resolvidas somente pela assistência social, como nos casos que envolvem desemprego, violência, doenças, acesso à educação, saneamento básico, moradia, entre outros.

Confira abaixo as ações desenvolvidas pela Assistência Social nesses 100 dias:

  • 980 cestas básicas distribuídas
  • 297 auxílios vulnerabilidades concedidos
  • 43 auxílios natalidade concedidos
  • 14 auxílios funeral concedidos
  • 19 auxilio para passagem
  • 20 auxílios para retirar comentos pessoais
  • 47 auxílios passe livre
  • 90 requerimentos e orientações do BPC/LOAS
  • 36 caçambas para retirar entulho de quintais
  • 12 auxílios para aterro
  • 967 atendimentos para CAD Único e BPF
  • 217 visitas domiciliares
  • 14 visitas institucionais
  • 3.281 atendimentos realizados pelo CRAS e CREAS
  • 1.288 atendimentos sem custo direto
  • 571 famílias atendidas no Programa Eficiência Energética
  • 4.476 lâmpadas de LED distribuídas
  • – Parceria com a Associação Beneficente e Promocional Evangélica “Resgatando Vidas” – ABPVERV, representada pelo Pastor Silonei Barcelos de Urzedo – alterando o valor de R$ 34.000,00 para R$ 50.000,00, anual.
  • – Parceria com o Lar dos Idosos Roberto Lopes Gonçalves – no valor de R$ 16.136,00 mensais
  • – Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça do MS através da Vara de execução Penal da Comarca de Costa Rica para atender os reeducandos.
  • – Projetos prontos: Berço da Vida, Florestinha, artesanato, bordados, bagaço de cana e fio dourado, prontos para serem iniciados a partir de maio. Obs.: devido a pandemia.
  • – Construção de 80 gavetas no Cemitério Divino Pai Eterno.
  • – Construção do novo cemitério.

CREAS

  • – Para os funcionários realizarem atendimento de qualidade investimos em equipamentos tais como: computadores, impressoras, ar condicionado e etc. – Oferecemos lanches para os funcionários;

CRAS

  • – Treinamento de funcionários para agilizar o atendimento;
  • – Para os funcionários realizarem atendimento de qualidade investimos em equipamentos tais como: computadores, impressoras, ar condicionado e etc.
  • – Entrega das cestas básicas nas residências dos usuários;
  • – Atendimento a Casa de Apoio de Barretos com cestas básica, verduras e ajuda de custos para as pessoas que lá permanecem vários dias para tratamento;
  • Recursos financeiros para atender alguns pacientes com maiores dificuldades financeiras.
  • – Atendimento a famílias de mais vulnerabilidade com pagamentos de: água, luz, aluguel e alimentação;

PROJETOS EM ANDAMENTO

  • – Oficina de Oportunidades: tudo preparado para começarmos, assim que a reforma dos prédios ficar pronta.
  • – Casa Lar: hoje Instituto de Acolhimento Santa Terezinha foi mudado toda a estrutura de funcionamento, trocamos praticamente todos os móveis, compramos desde de talheres, liquidificador, batedeira, panelas, etc.
  • – Montamos sala de estudo com três computadores, telefone celular e wi-fi, pois devido a pandemia as aulas não são presenciais.
  • – Montamos um escritório para a coordenação.
  • – Vamos iniciar a reforma agora em abril.
  • – Outros recursos financeiros para atender alguns pacientes com maiores dificuldades financeiras.
  • – Instalamos na Secretaria, CRAS, CREAS, Instituto de Acolhimento, Oficina das Oportunidades, computadores, impressoras, ares –  condicionados.
  • – para dar melhor atendimento aos seus familiares que perdem seus ente queridos reestruturamos a Veladoria de acordo com o protocolo da vigilância sanitária para que os velórios não Covid sejam realizados na mesma

HABITAÇÃO – em parceria com o Governo do Estado montamos os seguintes projetos:

  • – Lotes Urbanizados – 80
  • – Moradias Precárias – 30
  • – Produção de Moradias – 33
  • – FGTS – 60
  • – Aluguel Social – 30
  • – Casas de Comodato – 30
  • (Encaminhar Projeto de Lei para a aprovação na Câmara dos Vereadores)

Projeto Habitação Inacabadas já em andamento, 100 unidades a serem executadas durante os 4 (quatro) anos de governo.

 

 

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