18/10/2021

Ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico de Costa Rica são definidas em oficina

Nesta quinta-feira, 12 de agosto de 2021, representantes do Município de Costa Rica e lideranças locais, como membros da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril, reuniram-se com uma equipe do Sebrae/MS, para estabelecer ações de melhorias para a cidade. O encontro foi realizado no auditório da SEMED Profª Edna Maria Jacinto da Silva e seguiu os protocolos de biossegurança.

Como parte do programa Cidade Empreendedora, aderido pela prefeitura neste ano, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do programa município com a proposta de promover a inovação, melhorar a dinâmica e o ambiente de negócios, aumentar o desempenho empresarial e fortalecer a governança.

Segundo prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a oficina foi bastante produtiva e envolveu representantes de vários setores. “O Sebrae identificou as potencialidades do município, áreas que a gente pode investir para a cidade crescer, só que são muitas. Então, nesse encontro nós buscamos elencar quais ações a gente precisa fazer primeiro. Reunimos os empresários e a sociedade para nos ajudar nessa decisão, porque a população sabe identificar melhor o que ela precisa. É o poder público tomando decisões com a participação popular”, ressaltou o prefeito.

O consultor do Sebrae, Michel de Matos Martines, responsável por conduzir a oficina, enfatizou que houve uma participação muito grande do corpo técnico da prefeitura e das lideranças locais para estabelecer quais seriam as iniciativas mais importantes para a cidade. De acordo com o consultor, algumas áreas foram elencadas como prioritárias. “O turismo e agricultura familiar estiveram entre os setores pontuados como relevantes, além disso foi falado sobre a necessidade da recuperação do tecido social e de melhorar a arrecadação do município. Mais de 30 ações foram listadas e podem ser executadas para promover o desenvolvimento”, pontuou Michel.

Fotos: Silvestre de Castro – Divulgação / Assecom-PMCR. Angela Bezerra – Assecom-PMCR

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
20.7 ° C
20.7 °
20.7 °
87 %
1.9kmh
92 %
seg
24 °
ter
22 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
27 °

Mais populares

X