18/10/2021

Ações de mobilização e conscientização marcam 6ª Semana de Combate às Drogas em Costa Rica

Respeitando os protocolos de biossegurança, diversas ações de mobilização e conscientização marcaram a 6ª Semana de Combate às Drogas em Costa Rica. Realizada de 21 a 30 de junho pelo Município de Costa Rica e o COMAD (Conselho Municipal de Combate às Drogas), em parceria com a Câmara de Vereadores e diversos outros parceiros, a iniciativa tem como objetivo a mobilização da sociedade costarriquense ao combate e a prevenção ao uso indevido de drogas.

Este ano, o evento foi aberto com uma sessão solene na Câmara de Vereadores que contou com a presença do prefeito, Cleverson Alves dos Santos (PP); do vice-prefeito, Roni Cota (PSDB); dos 11 vereadores; do diretor do COMAD, Amédio Luiz Pellegrini; do procurador da 23ª Procuradoria de Justiça Criminal de Mato Grosso do Sul, Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, e de diversas outras autoridades locais.

Ainda no dia 21, às 14 horas, uma palestra realizada no auditório da SEMED (Secretaria de Educação) reuniu gestores escolares para tratar da implantação do PROCEVE (Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar). No decorrer da semana, foram realizadas Conferências Temáticas promovidas pelo CEAD MS (Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas) transmitidas através dos Facebook.

Na quarta-feira (23) foi realizada uma blitz educativa na avenida José Ferreira da Costa, que contou com a participação das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, do COMAD, do DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) e servidores da Secretaria de Assistência Social. Na oportunidade foram distribuídos folders e adesivos em alusão ao combate às drogas.

Dando continuidade às ações na quinta-feira (24), o COMAD realizou visitas de acompanhamento com as famílias do Programa Aluguel Social, em alusão a semana de combate as drogas, trabalho infantil e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Já nesta sexta-feira (25) foi realizada uma apresentação cultural com a Banda Laerte Souza da Costa e hasteamento das bandeiras. Participaram do evento o vice-prefeito, Roni Cota; a primeira-dama, Márcia Alves; o presidente da Câmara, Averaldo Barbosa, dos vereadores Evaldo Paulino, Adair Thiago, Airton Amorim, Lucas Lázaro, Manuelina Martins e Rosângela Marçal; o diretor do COMAD, Amédio Luiz Pellegrini; os secretários Airton Ruiz e Uriel Carvalho; os subsecretários Reinaldo Valim e Angélica Moraes; o diretor do DEMUTRAN, Valdeir Pimenta; a diretora de Cultura, Jacy Bulhões; a controladora geral do Município, Letícia Barros; a coordenadora da Psicologia municipal, Maria Romilda; a coordenadora da Sentinela, Roberta Rodrigues, entre outras autoridades e servidores públicos municipais.

“Ações como estas desenvolvidas durante a Semana de Combate às Drogas, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária, saudável, pacífica e garantidora de direitos, além de evidenciar fatores importantes como a família, a religião, a paz, a saúde, o trabalho, o esporte, o meio ambiente, o lazer, a cultura, a segurança entre outros indispensáveis ao bem-estar social”, destacou o vice-prefeito Roni Cota.

 

Até a próxima quarta-feira (30) as ações continuam através das conferencias online. Confira abaixo o restante da programação da 6ª Semana Municipal de Combate as Drogas:

 

28/06 (SEGUNDA-FEIRA)

19h – Conferência Temática Promovida pelo @CEAD MS através dos Facebook

Painel 9. “O uso indiscriminado de medicamentos em tempos de pandemia “Convidados:

– CRMMS – Dr. Maurício de Barros Jafar, Presidente;

CRFMS – Kelle Slavec, Diretora Tesoureira, Preside a Comissão de Farmácia Comunitária e Clínica, Coordenadora do Fórum de prescrição Legível;

Mediação – Melisa/Instituto de Perícia MS/CEAD

 

29/06 (TERÇA-FEIRA)

09h – Conferência Temática Promovida pelo @CEAD MS através dos Facebook Painel 10. “Álcool e outras drogas: Impactos no Trânsito e na Vida “Convidados:

– DETRAN – Educação e Fiscalização no Trânsito

17 Batalhão de Trânsito da Capital – Cel. Wellington Klimpel do Nascimento, Comandante do Mediação

Mediação – Andrea Moringo/CEAD

19h – Conferência Temática Promovida pelo @CEAD MS através dos Facebook

Painel 11. “Acolhimento e Reinserção Social – Comunidades Terapêuticas e Residência Terapêutica”

Convidados:

Lúcia Decot Sdoia – Farmacêutica, Formação em psicanálise winnicottiana, Presidente do Instituto padre Haroldo, Conselheira da FEBRACT, Presidente do CONED/SP;

FESMACT/MS – Sheila de Fátima Matheus;

Revitalize República Terapêutica – João Carlos Sobreira, Psicólogo Clínico, Supervisor do campo Prático de Psicologia da UNIGRAN;

Mediação – Marli Matos/CEAD

 

30/06 (QUARTA-FEIRA)

09h Conferência Temática Promovida pelo @CEAD MS através dos Facebook

Painel 12. “Instituições e o acesso aos bens do perdimento do tráfico – Portaria 01/2019/MJ/SENAD e Portaria 513/MC/SENAPRED” Convidados:

CAB/TJMS – Dr. Renato Liberali, Coordenador

CAAB/SEJUSP, Dr. Ivan Barreira, Coordenador

SENAD / SENAPRED

Mediação – CEAD

Leia também

Compartilhe

Costa Rica
nublado
18 ° C
18 °
18 °
95 %
1.4kmh
100 %
seg
24 °
ter
22 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
24 °

Mais populares

X